![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEijGNHvj2sXo_CxP7rpTHddj3s-xBb_A6yB-b1zZHX3eskZLFEZHuqiJ6JObNiSaplspjajUiFRGy_udf5jmY0k3-vzEVQ8Y1JWsSdm224sVlswEgZeAWrATt04IdYIctOzWhs80H7IU9W7/s320/untitled.bmp)
A origem do beijo ainda é um tanto incerta. Muito provavelmente este ato tenha surgido na Índia, como gesto de demonstrar afeição aos deuses. Entre os gregos e romanos, era um ato comum e com vários significados, como demonstrar respeito, selar acordos e é claro, também havia o beijo entre dois amantes.
No entanto, o beijo romântico, outrora condenado durante a idade média, sobreviveu como forma máxima de expressar amor e benevolência,
Até pouco tempo atrás, beijar uma moça implicava em casamento e compromisso, ou seja, era um gesto em que envolvia grandes responsabilidades, e justamente por isso, era um ato bem comedido e seletivo.
É verdade que, nesta época, a mulher não tinha ainda a liberdade de se expressar e muitos casamentos eram arranjados, e assim sendo, nestes casos, o amor talvez nunca tenha existido de fato. Mas há de se convir que, durante um primeiro momento, quando as mulheres passaram a se expressar mais a ponto de os casamentos não serem mais arranjados, que o beijo e romantismo tinham um significado muito mais grandioso comparando com o sentido atribuído a ele por uma grande parcela das pessoas, hoje em dia.
Os tempos em que beijar alguém era algo extraordinário e singular acabaram. Assim sendo, o beijo foi aos poucos perdendo seu valor. Antes, a ferramenta suprema de mostrar carinho e afeição, agora, um ato comum, lascivo, mecânico e quantificado.
Claro que não podemos generalizar, refiro-me ao beijo no contexto de quem não tem compromissos consagrados com ninguém. Mas é fato que o beijar nos dias de hoje, é bem diferente do beijar de algumas décadas atrás. O que diriam os antigos e os românticos sobre a expressão “Ora, um beijo é apenas um beijo”, muito comum hoje em dia?
Um gesto que era tido como um ato de romantismo, que fazia as pernas tremerem, o coração disparar e sensações únicas fluírem foi trocado por algo mais maquinal, libidinoso e freqüente. Um gesto singular tornou-se cada vez mais desbrioso e descartável.
Desta forma, é mais coerente dizer que o valor e a magnitude do beijo foram alterados. Agora se isso é algo positivo ou não, aí depende do olhar de cada um.
Nenhum comentário:
Postar um comentário