sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Três atitudes para perdoar o seu amor e dar uma segundo chance para a relação



Será que é possível superar a infidelidade e resgatar a relação, mesmo com a confiança abalada? Terapeutas de casais dizem que sim, veja três passos para conseguir perdoar e seguir em frente

É importante respeitar seu tempo de sofrimento.

Traição e mentira são atitudes difíceis de superar, e que podem dinamitar o melhor dos relacionamentos. Mas quem decide perdoar precisa ter em mente algo muito importante: o perdão não significa que a relação voltará a ser exatamente como era antes. “Perdoar é deixar de sofrer por alguma coisa. A confiança só será retomada com o tempo”, dia a psicóloga Olga Tessari, em entrevista à ANA MARIA. Ficar com o "pé atrás", portanto, é normal. Mas não pode se transformar em uma obsessão. Confira três passos para aprender a perdoar e ser feliz novamente:

Permita-se sofrer

Todos nós sabemos o quanto dói ser magoado por alguém. Mas o melhor a fazer é lutar contra a ravia – afinal, palavras ditas por impulso têm grandes chances de serem movito de arrependimento depois. “O tempo está muito ligado ao tamanho do seu machucado”, diz a psicóloga Olga Tessari. Por isso, tire um período para pensar melhor e colocar as idéias em ordem.
Todo mundo erra

É hora de entender que ninguém é perfeito. Muitas pessoas acabam magoando as outras sem terem a menor noção do que estão fazendo. Um jeito eficaz de resolver essa dúvida é repassar todo o acontecido, colocando-se no lugar da pessoa. Tente entender o proquê de ela ter agido daquela maneira.

Segunda chance

É hora de decidir se a pessoa merece uma segunda chance, ou não. Avalie toda a relação. Relembre, também, se essa foi a primeira vez que este tipo de mal-estar aconteceu. “Pensar em momentos bons pelos quais passaram ajuda a amenizar a raiva”, diz a psicóloga Renata Ruivo, de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário