segunda-feira, 10 de agosto de 2009

HOMEM -MANUAL DA PROPRIETÁRIA - CAPITULO 12 :DA MANUTENÇÃO .

MANUTENÇÃO

Projetado para satisfazer as suas exigencias, um HOMEM é um produto que integra o seu estilo de vida. Se voce teve a sorte de escolher o HOMEM certo, não va perde-lo por falta de manutenção.

Alem de prestar os serviços de praxe , seu HOMEM tambem é um patrimônio que deve ser preservado. Qualquer que seja o seu modelo ou ano de fabricação, ele tem um valor de mercado. Não deixe seu HOMEM desvalorizar por falta de conservação.

Com um pouco de atenção e cuidados mínimos é possivel mante-lo sempre em forma. Mesmo que voce seja meio preguiçosa e desleixada ( perdão, mas isso acontece), lembre-se que a manutenção tambem é investimento. Voce vai sentir isso na bolsa quando chegar a hora - Deus te ajude - de tocar o velho cidadão por um mais novo.

REVISÕES

Se voce é a feliz proprietária de um HOMEM zero quilômetro, convém realizar algumas revisões periódicas durante o amaciamento. É neste período que costumam ocorrer pequenas falhas decorrentes de ajustes naturais do produto em uso. Um reaperto geral a cada tres meses pode evitar panes e prevenir futuras dores -de-cabeça.

No caso de seu HOMEM ja ter sido usado anteriormente, uma revisão geral deve ser realizada antes ou logo após a aquisição. Não confie em palpites de amadores e leve o HOMEM pretendido a um psicólogo e a um clinico autorizados para um exame completo de seu funcionamento.

Obedeça sempre a tabela de lubrificação e troque os fluidos nos periodos recomendados. Depois de grandes esforços ou atuação em condições insalubres, de uma rápida revisada no seu HOMEM. Detectando qualquer ameaça de falha, não force a máquina. 'As vezes, basta uma noite de sono para reparar o desgaste.

LUBRIFICAÇÃO

Poucas mulheres conseguem entender o quanto uma boa engraxada é importante para um HOMEM. Perca alguns minutos por semana azeitando as partes móveis do seu cavalheiro. É um procedimento simples eque evitará o aparecimento de ruidos esstranhos, rangidos suspeitos e grilos de origem inexplicavel.

Com o tempo, voce vai descobrir quais são os pontos ideais de lubrificação de seu HOMEM e os lubrificantes corretos para cada junta afetiva ou dobradiça emocional. Para HOMENS que trabalham em condições muito severas ou permanecem por longo tempo inativos, deve-se reduzir o espaçamento entre uma lubrificação e outra.

A troca periódica dos fluidos é outra providencia básica para manutenção de um HOMEM em perfeito funcionamento. A verificação do nível do óleo só deve ser sempre feita com cidadão parado. Na falta de uma vareta de medição, use a sua sensibilidade - excesso e falta são exageros igualmente nocivos. Uma troca sistemática - aos poucos voce vai acertar a periodicidade mais indicada - permite que os niveis sejam mantidos nos limites adequados. Com o tempo, ou em caso de desgaste precoce, pode ser necessária mudança na frequência ou uso de algum aditivo.

Alem da agradável sensação de estar conservando o que é seu, nada mais dá mais prazer do que dirigir um HOMEM calmo, satisfeito, dócil e bem engraxado.

CALIBRAGEM

Um HOMEM calibrado é sempre mais seguro, durável e econômico. A calibragem correta é tambem fator decisivo para a sua estabilidade e desempenho.

Verifique periodicamente a pressão do seu HOMEM. NUNCA ANDE COM UM homem murcho ou excessivamente inflado. Alem de voce ficar mal vista - e mal falada - são grandes os riscos de uma trombada. Um rodizio ocasional tambem é aconselhavel...

Importante: ter sempre um HOMEM sobressalente em bom estado é uma medida de precaução elogiável. Quando o seu ficar careca ou furado, atarrache-se no estepe e siga viagem.
SISTEMAS ELÉTRICOS

Voce ja deve ter ouvido comentários de que certos HOMENS são mais ou menos elétricos. Para entender bem este problema e evitar eventuais choques é bom se lembrar de que todo HOMEM é dotado de energia própria. O processo masculino de produção de eletricidade envolve dois fatores básicos: tensão e bateria.

Para verificar se a tensão de um HOMEM está correta, basta um pequeno aperto manual. A parte comprimida não deve ceder muito e , principalmente, o HOMEM não dve dar um berro de susto. Se isso ocorrer, é bom afrouxar o cinto do cidadão.

Um HOMEM com a bateira bem carregada da a partida rapidamente , não engasga e pode até mesmo provocar faíscas. Para a manutenção de tão gloriosa performance, voce deve cheCar semanalmente o nível da energia estocada.


Em casos de emergência - HOMENS arreados ou de farol baixo - tome uma das seguintes providencias:

CARGA LENTA - caso voce queira continuar circulando por aí e tenha alguem de reserva.

CARGA RÀPIDA - sacrifica um pouco o desempenho mas resolve o problema em poucos minutos.

CHUPETINHA - Pegue emprestado o HOMEM (carregado) de uma vizinha solidária, arranje dois cabos e encoste o seu HOMEM de lado. Ligue os cabos de força nos terminais adequados e de a partida usando a energia cedida. Costuma dar certo...

CARROCERIA

Pintura

Todo HOMEM possui uma película protetora que garante a sua elasticidade e o defende contra intempéries. Contínuas lavagens acabam por dissolver esta película, tornando necessário algum tipo de reposiçao. O ideal é que após cada tres banhos seja aplicado um creme hidratante de boa qualidade.

Polimento

Torna-se necessário quando o brilho e a textura originais, por falta de cuidado, adquirem um mau aspecto. Pequenos danos, tais como riscos e arranhadas, devem ser reparados imediatamente para evitar ferrugem, tétano, etc.

Atenção: Nunca lave um HOMEM nem proceda ao seu polimento quando exposto ao sol ou com a cabeça quente. Tambem é pouco recomendável a pulverização de suas partes baixas - os cosméticos podem corroer seus componentes mais vitais.

ESCAPAMENTO

O NIVEL DE RUIDO INTERNO E EXTERNO DE UM HOMEM ESTÁ CONDICIONADO AO ESTADO DE CONSERVAÇÃO DO SEU SISTEMA DE EXAUSTÃO, RESPONSÁVEL PELA ELIMINAÇÃO DOS GASES RESIDUAIS GERADOS NA COMBUSTÃO.

PARA DIMINUIR A POLUIÇÃO AMBIENTAL, ALGUNS MODELINHOS MAIS MODERNOS SÃO DOTADOS DE UM CATALIZADOR INTERNO QUE CONTROLA A QUEIMA DOS COMBUSTIVEIS. É UMA FRESCURA RARAMENTE ENCONTRADA EM HOMENS NACIONAIS. POR ISSO, FIQUE DE OUVIDO LIGADO. SE A BARULHEIRA AUMENTAR MUITO, O ÚNICO REMEDIO É TROCAR O SILENCIOSO.

PRÓXIMOS E ÚLTIMOS TÓPICOS:
DICAS DE CONSERTOS
CARACTERISTICAS TÉCNICAS
GARANTIA ( COM CERTIFICADO)
SEVIÇOS AUTORIZADOS.
FONTE: Do livro HOMEM- MANUAL DA PROPRIETÁRIA - CARLOS QUEIROZ TELLES

Nenhum comentário:

Postar um comentário