terça-feira, 11 de agosto de 2009

HOMEM MANUAL DA PROPRIETÁRIA CAPITULO 11: COMO DIRIGIR

Procedimentos básicos
O bom rendimento, o funcionamento perfeito e o tempo de vida útil do seu HOMEM dependerão, em muito, do seu modo de dirigi-lo. Para obter o máximo dele, observe 'a risca as normas abaixo. .
Cada um tem seu ritmo. Evite altas rotações na fase de entrosamento... e de tudo mais. . Acelere gradativamente até alcançar a velocidade desejada. Com jeito ele chega até onde voce deseja.

COMO DIRIGIR

. Evite arranques violentos e freadas bruscas.

. Trocar de marchas desnecessariamente desgasta qualquer relacionamento. Da mesma forma, não é conveniente deixar o cidadão desengatado (ponto morto) por muito tempo.

. Reabasteça o seu HOMEM sempre que o combustível estiver chegando na reserva. É sempre mais tranquilo dirigir um cara de tanque cheio.

. Cuidado com os obstáculos , as lombadas e os buracos da vida.

Ha impactos que nenhum amortecedor afetivo aguenta...

FREIOS

Tenha sempre em mente - todo HOMEM pode ser brecado. Basta que voce não negligencie suas prerrogativas de condutora e deixe sempre claro quem ´e que manda no relacionamento.

Um HOMEM padrão é equipado com dois tipos de freio que devem estar sempre muito bem regulados.

Freio de Estacionamento


Deve ser acionado quando voce pretende que o seu HOMEM permaneça parado em algum lugar - normalmente em casa e na sua ausência. Usado em conjunto com as travas psicológicas mais corriqueiras resulta em baixissimos índices de abandono do lar.

Alguns tipos mais corriqueiros de freio de estacionamento são: levar a carteira do HOMEM por engano; pedir que ele aguarde um telefonema ( seu, é claro) e encarrega-lo de tomar conta das criancinhas. Se ele chiar... não ligue. Apesar do ruido, o freio vai funcionar do mesmo jeito.

Freio de serviço

Deve ser acionado no curso de uma ação indesejada ou movimento em direção perigosa. Vá com cautela e não pise inicialmente com muita força. Normalmente os HOMENS respondem bem 'a primeira brecada: olhar significativo, mudança súbita de assunto, cutucão discreto, chamada ao telefone, etc.

Se por um acaso voce sentir que o HOMEM está fora de seucontrole , não hesite - afivele o cinto de segurança, tasque o pé no SERVOFREIO (entendeu agora o sentido da palavra?) e firme bem na direção. Mesmo que o HOMEM derrape ou tente sair de lado, acaba parando.

Tração


Não se iluda. Só existem duas maneiras de obrigar um HOMEM a se mexer: puxão (tração dianteira) e empurrão (tração traseira). Em qualquer das opções, o motor será sempre voce. Por isso, tome muitocuidado para não escolher algum que tenha uma carroceria mais pesada do que a sua capacidade motriz.

Cuidado para não levar para casa um trambolho, superestimando as suas forças - físicas e de vontade. Exija um teste sem compromisso e verifique a capacidade de suas cilindradas para impulsionar o fregues.

Atenção: Não aceite de forma alguma HOMENS engripados e HOMENS enferrujados. Nem tudo se resolve nesta vida com uma simples troca de óleo...

Transmissão

Todo HOMEM tecnologicamente atualizado permite o engate de diversas marchas para a frente e pelo menos uma para trás (a ré). Se por azar a proporção for inversa... procure uma incauta (ou um real interessado) e passe o HOMEM para a frente o mais rápido possível.

A alavanca de mudanças está sempre situada em local de fáci l acesso para a usuária, mas cuidado: não dirija apoiando a mão permanentemente na alavanca. Tal procedimento pode provocar desgaste prematuro em componentes importantes da transmissão masculina.


Atenção : Mesmo que o câmbio esteja excessivamente macio ou duro em demasia (são acidentes de percurso), evite dar arranhadas que prejudiquem o seu funcionamento.


SUSPENSÃO


Molas

As molas fazem parte da natureza masculina. Quantas vezes voce ja ouviu suas amigas elogiarem ou reclamarem do molejo de seus namorados ou companheiorss? Para evitar dissabores desnecessários, na hora da escolha verifique bem se o homem que voce está levando é bom de molejo. Não se acanhe: se for preciso sente em cima para sentir a resistência.

Amortecedores

São indispensáveis para um perfeito convívio doméstico. Os amortecedores masculinos podem ser regulados para diversos tipos de situação.

Se voce tem pavio curto e adora criar uma encrenca por semana, é recomendável que seu HOMEM use amortecedores mais duros - aptos a aguentar trancos, batidas e pancadas, Se, ao contrário, voce sabe levar o cara numa boa, é mais cômodo que ele use amortecedores mais macios... daqueles que absorvem com suavidade o impacto de críticas e obervações.

Direção


A primeira condição para voce dirigir com segurança um HOMEM é verificar o seu alinhamento. Se uma perna estiver apontando para um lado e a outra para o oposto, desista. O desenvolvimento masculino diminui o efeito dos freios e dos amortecedores.

Sua outra preocupação deve ser a folga. Olhe o seu HOMEM de frente e teste a sua capacidade de direção. Dois pra ca, tres pra la. Se tudo estiver correto, a folga deve ser imperceptivel. Após cada voltinha, ele tem de voltar para o seu lugar. Lembre-se: muita mulher legal ja dançou por tolerar um excesso de folga...

Se o seu HOMEM estiver equipado com uma direção hidráulica, seu único cuidado será não vira-lo muito bruscamente de um lado para o outro - o que é sempre uma tentação. Conduza o cara como se voce estivesse tocando piano... só com a ponta dos dedos. Ele responde ...

Refrigeração

Tradicionalmente só existem dois sistemas de esfriar a cuca de um HOMEM - a ar ou água. Verifique logo como funciona o tipo e tenha sempre 'a mão um ventilador ou um balde. A gente nunca sabe porque ou quando o desgraçado resolve ferver...

Proximo capitulo - MANUTENÇÃO

Do livro HOMEM- MANUAL DA PROPRIETÁRIA - CARLOS QUEIROZ TELLES

Nenhum comentário:

Postar um comentário