quarta-feira, 12 de agosto de 2009

O Homem e o Pênis


Pênis e a ereção estão ligados a contextos socioculturais antigos e profundamente enraizados no meio em que vivemos.

Em nossa sociedade, o homem é moldado como “o macho”, e mais ainda, é criado como “um pênis”.

Apesar de uma aparente intimidade com seu pênis, chegando mesmo a batizá-lo com nomes próprios e apelidos, a maioria desconhece o mais básico sobre o seu “funcionamento”.

O pênis nunca é visto como um órgão a mais do organismo, jamais como um fígado ou um rim. O pênis é uma “máquina”, “uma obra de arte”, “uma decepção”, “uma arma”, “um cetro”, símbolo de força e poder.

Confrontados diante da mulher atual, forte, objetiva e determinada, os homens acuados, ainda insistem em procurar no pênis, sua fonte de força. É muita responsabilidade para tão pequena porção de carne. Aqui nos deparamos com outro ponto fundamental: o terno pequeno.

O Tamanho do pênis

Muitos homens consideram ou já consideraram, em alguma época de sua vida, o seu pênis pequeno. É oportuno, discutir essa angustiante impressão, pois o tamanho do pênis e uma fonte interminável de preocupação para o universo masculino. Tal preocupação deve-se ao fato de que o tamanho do pênis, sempre foi associado, desde as eras mais remotas, à fertilidade, força e poder....

Os homens têm uma tendência a acreditar que as mulheres dão extremo valor ao tamanho do pênis. No entanto, em sua grande maioria, as mulheres costumam estar bem mais interessadas em outras qualidades, tais como o caráter, o cuidado com a aparência, fato de ser atencioso, agradável, carinhoso, companheiro, etc.

Está comprovado que o tamanho do pênis nada tem a ver com virilidade, potência ou com a capacidade de satisfazer sexualmente uma mulher.

A constituição elástica da vagina, mobilizada pêlos estímulos sexuais, permite que a mesma se adapte aos mais diferentes tamanhos de pênis. Além disso, as áreas erógenas da entrada da vagina e a do clitóris, alcançadas por um pênis de qualquer tamanho, são as mais sensíveis. A parte mais profunda da vagina, que seria alcançada por um pênis maior, é praticamente desprovida de sensibilidade erógena.

O receio de que seu pênis seja considerado pequeno em uma primeira relação sexual, com uma nova parceira, atemoriza alguns homens. Tal preocupação pode vir a ser causa de falta de ereção.

É importante divulgar que a esmagadora maioria dos homens que procuram um urologista com queixas de ter o pênis pequeno possuem medidas consideradas absolutamente dentro dos parâmetros normais para um adulto.

O tamanho do pênis é extremamente variável de homem para homem e isso nada tem a ver com a constituição física do indivíduo.

A obesidade, contudo, faz com que o aumento do tecido adiposo (gordura), na região pubiana, esconda uma certa porção do pênis, dando a impressão de que o mesmo é menor.

De acordo com séries descritas por diversos autores, o tamanho médio do pênis em adultos varia de seis a doze centímetros quando flácido e de treze a dezoito centímetros de comprimento, quando em ereção. Tais parâmetros, contudo, sofrem variações entre os diversos grupos estudados.

O pênis, para ser considerado patologicamente reduzido, deve ter medidas inferiores a quatro centímetros em estado flácido e a sete centímetros em ereção.

O fato de considerar o seu pênis pequeno inibe e conseqüentemente, prejudica a prática sexual sadia de um número enorme de homens.

O trauma emocional, desencadeado pela auto-imagem negativa do pênis pequeno tem origens profundas. Tal situação é provocada por conceitos e informações erradas recebidas, pelo menino, desde a mais tenra idade.

O crescimento pênis é bastante lento até a puberdade, quando ocorre um maior desenvolvimento, até a idade adulta. O excesso de preocupação dos pais, examinando repetidamente o filho, pode gerar uma certa ansiedade, pois o crescimento do pênis, certamente não ocorrerá com a velocidade esperada. Se um menino comparar o seu pênis com o de outro que se encontre em uma fase mais adiantada de desenvolvimento, independente de terem ambos a mesma altura, certamente, também, ficará decepcionado.

Revistas especializadas e filmes eróticos também contribuem para que temores infundados ganhem força na mente masculina. Nestes casos, os atores são, geralmente selecionados em função de certas características dos órgãos genitais. Além disso, o ângulo das fotos e as tomadas da câmera realçam o tamanho do pênis. Considerando esse tipo de “marketing negativo”, as antigas civilizações eram bem mais favoráveis ao homem. Ao comparar-se com as belíssimas estátuas gregas e romanas, provavelmente, todos ficavam satisfeitos(vide estátua de Orestes e Eletra no topo da página).

Cirurgias para aumentar o pênis

A cirurgia para aumento do pênis, em nosso país, ainda é considerada um procedimento experimental, de acordo com a resolução 1478/97 do Conselho Federal de Medicina. Assim sendo, só pode ser realizada de acordo com as normas da resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, que regulamenta a pesquisa envolvendo seres humanos.

Além do mais, se um homem que considerasse seu pênis pequeno, apesar de tê-lo normal, pudesse ser submetido ã cirurgia para aumentá-lo, em médio prazo, com certeza, ficaria decepcionado com resultado.

Ao contrário das cirurgias plásticas estéticas, as técnicas cirúrgicas para aumento do pênis (em homens normais) não demonstraram até hoje qualquer eficácia. Ao contrário, o que temos observado, são graves complicações resultantes destes procedimentos.

Demais proposta de alongamento peniano tais como: aparelhos extensores, fisioterapia, medicamentos, etc., ainda recebem críticas dos especialistas e não oferecem resultados satisfatórios.

Vários especialistas concordam que o problema do "pênis pequeno" tem que ser tratado do ponto de vista psíquico e não em uma sala de cirúrgia.


Fonte :
http://www.saudesexual

2 comentários:

  1. Você está se superando e me surpreendendo.
    Teu blog é muito instrutivo,a cada vez q abro ,aprendo coisas que nem imaginava.
    Obrigada e continue assim.
    Sou tua fã.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você...este artigo deveria ser lido por tdos os homens e mulheres mal informada...já diz o ditado:" Tamanho ñ é documento"
    O importante é o homem ser inteligente e usar a sedução ,o carinho e ser criativo,garanto q o tamanho não vai nem ser notado.
    Bjos

    ResponderExcluir