sexta-feira, 31 de julho de 2009

Fases da Excitação

Até um tempo relativamente recente, nós sabíamos muito pouco a respeito das respostas fisiológicas sexuais. Masters e Johnsons foram os primeiros a estudar as mudanças fisiológicas durante a estimulação sexual durante a década de 50 e 60. Sua pesquisa tornou possível uma descrição mais específica dos processos típicos durante o coito. Subsequentemente a estes achados, Kaplan (5) especificou outro estágio anterior ao excitamento referido como "fase do desejo", que descreve o interesse e prontidão sexual de uma pessoa. A fase do desejo ocorre depois que um indivíduo vê uma pessoa atraente ou em reação a uma insinuação que a faz pensar em sexo. As fantasias sexuais podem ocorrer na ausência de qualquer insinuação sexual.

Fig:William Masters e Virginia Jonhson, os pioneiros dapesquisa sexual.

Masters e Johnson desenvolveram métodos e equipamentos e usaram medidas fisiológicas para monitorar voluntários adultos envolvidos na atividade sexual (6). Sua técnica incluía medições simples de partes anatômicas durante diferentes fases da estimulação, eletrodos intrauterinos para medir contrações uterinas, registro eletrocardiográfico para monitorar a taxa e nível das contrações cardíacas, assim como equipamento para medir a respiração e pressão sanguínea. Dados foram coletados durante a masturbação, assim como durante o coito artifical e natural. As propriedades ópticas de pênis de plástico utilizados para o coito artifical permitiram a observação e registro de respostas fisiológicas intravaginais.
Primeira Fase- de Excitação

Na excitação, o corpo se prepara para a atividade sexual contraindo músculos e aumentando a frequência cardíaca e fluxo sanguíneo no pênis, tornando-o ereto;
na mulher, as paredes vaginais se tornam úmidas, a parte interna da vagina se torna alargada e o clítoris aumenta de tamanho.
Alterações genitais:

HOMEM

- A ereção peniana é resultante de uma massiva vasocongestão (concentração de sangue nos vasos sanguíneos nos três corpos cavernosos que percorrem toda a extensão do pênis).

-O sangue arterial é coletado no pênis. Vasocongestão e engrossamento da pele escrotal estão envolvidos na elevação do saco escrotal.
-A posição coital tem um papel na determinação de quais grupos de músculos exibirão a miotonia (aumento da contração muscular) envolvendo músculos voluntários e involuntários durante a resposta sexual.

-A elevação testicular é alcançada através do encurtamento do cordão espermático e contração involuntárias dos músculos.

-Observa-se também um umento no pulso e pressão sanguínea,

-E um umento no suprimento sanguíneo à superfície do corpo resultando no aumento da temperatura da pele, respiração rápida, e um aumento geral da contração muscular.
MULHER

- Alterações genitais: Expansão clitorial e lubrificação vaginal. A tumescência (inchaço) das glândulas é resultado da vasocongestão e sempre acompanha tensão sexual.

-Vasocongestão é encontrada em um número de diferentes regiões do corpo, tais como mamilos, pequenos lábios e o clitoris.

-Ereção dos mamilos e um leve aumento de seu tamanho é resultado da vasocongestão.

-Miotonia também está envolvida.

-Aumento no pulso e pressão sanguínea;

-Aumento no suprimento sanguíneo à superfície do corpo resultando no aumento da temperatura da pele, respiração rápida, secreção de fluídos, expansão vaginal e aumento geral na tensão muscular.

Segunda Fase de Excitação - Fase de Platô

A fase de plateau refere-se a um breve período de tempo antes do orgasmo. Aqui, a respiração se torna mais rápida e os músculos se tornam mais tensos.

HOMEM
-O pênis, que alcança ereção completa durante a fase de excitação, mostra um leve aumento em sua circunferência durante este estágio.
-Um aumento no tamanho testicular se torna aparente.
- A glande se incha e os testículos se alargam.

-Na iminência do orgasmo, um fluído pré-ejaculatório originado na glândula de Cowper pode ser secretado e chegar à glande. Frequentemente, ele contém esperma ativo.
-A aproximação é acompanhada por vermelhidão na face, pescoço, peito e algumas vezes ombros e coxas.

MULHER

-O clitoris é exposto.
-O tecido da vagina se torna mais preenchido com sangue venoso.
- A parte mais externa da vagina se contrai e o clitoris se retrai.
-Os pequenos lábios também estão envolvidos na reação vasocongestiva. Juntos, eles formam a base anatômica para a expressão fisiológica do orgasmo e isso é chamado de plataforma orgásmica.

-O útero se torna completamente elevado e se move para tráz em direção à espinha.
Terceira Fase de Excitação- Fase Orgásmica

A frequência cardíaca aumentada é a mais comum reação ao estímulo tátil ou estimulação erótica.

A fase orgásmica está associada com sentimentos de inevitabilidade de ejaculação no homem e contrações do terço inferior da vagina na mulher

Quarta Fase de Excitação -Fase de Resolução

HOMEM

- Diminuição na excitação ocorrida após o orgasmo.

-O homem entra no período refratário durante o qual as reações não são possíveis por um período de tempo.

-A vermelhidão se dissipa e a perspiração algumas vezes é vista no período pós-orgásmico.

- Perda de inchaço do pênis ocorre com a perda de vasocongestão localizada.

- O escroto se relaxa e começa a aparecer uma diminuição geral da contração muscular.

- O retorno é consideravelmente rápido se o orgasmo ocorreu.

MULHER

-O tempo médio é de aproximadamente 5 a 10 min.

-Miotonia e vermelhidão se dissipam rapidamente.

- O clitoris volta ao seu tamanho e posição normal.

-As alterações resultantes da vasocongestão desaparecem por completo.

-O corpo inteiro da mulher está envolvido em sua resposta à estimulação sexual efetiva.

- Miotonia (contração muscular), vasocongestão e outras reações específicas são observadas em várias regiões do corpo.

-O orgasmo é frequentemente acompanhado por uma redução geral na acuidade e na aparência da perspiração.

-A mulher pode responder novamente, imediatamente, e assim experimentar múltiplos orgasmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário