terça-feira, 22 de setembro de 2009

Sexo: perfeição não existe, mas a relação pode ser gostosa


NADA É PERFEITO, NEM MESMO O SEXO

Sexo perfeito? Isso existe?Creio que não. Nada é perfeito, mas é claro que há mil e uma maneiras de melhorar o relacionamento físico, especialmente naquela fase de mudança pela qual toda mulher passa. Entretanto, a matéria do blog da Aninha de hoje não se dedica apenas a mulheres menopausadas. Se dedica a toda e qualquer mulher que julgue seu relacionamento não tá lá essas grandes coisas e deseja imediatamente melhorá-lo. Vamos lá.

QUANTO MAIS RELAXADO O
CASAL, MAIS PRAZEROSA
SERÁ A RELAÇÃO
A receita para o sexo perfeito não existe, mas há uma boa dica para fazer o ato ficar mais prazeroso: estar relaxado e descansado. Quem dá a dica é a Revista da Hora.Segundo Sylvia Faria Marzano, urologista, terapeuta sexual e diretora do Isexp (Instituto Brasileiro Interdisciplinar de Sexologia e Medicina Psicossomática), a agitação proporcionada por um dia atribulado aumenta a produção de adrenalina no corpo, o que pode prejudicar o sexo. "Esse hormônio está ligado à excitação, mas não ao prazer", afirma. Ou seja, depois de uma noite de sono bem dormida, o sexo tem muito mais chance de ser gostoso.


SEM ESTRESSE, TUDO FUNCIONA MELHOR
Com a mente livre de preocupações, é mais fácil manter o foco na relação e no parceiro e aproveitar mais. "Além disso, há o cansaço muscular. Depois do sono, o corpo está refeito e mais apto ao sexo", explica a especialista. Apesar de a questão ser muito mais psicológica do que física, como observa Ivaldo Silva, professor do Departamento de Ginecologia da Unifesp, há um componente hormonal que colabora para o melhor aproveitamento da relação. "Sem estresse, o sexo funciona melhor por causa da atenção que os parceiros dispensam um ao outro. Hormonalmente, o que acontece é que, quando a pessoa está relaxada e faz sexo de qualidade, consegue produzir mais endorfina, hormônio relacionado ao prazer."

SEXO BEM FEITO É BOM PRO ORGANISMO

E o sexo bem feito traz uma porção de benefícios para o organismo. Além de melhorar a autoestima e o bom humor, uma boa vida sexual ajuda até o sistema imunológico. Segundo Sylvia, o sexo fortalece também a relação amorosa. Em relação a quem está naquela tal fase de mudança, como inicialmente falamos, pesquisando no psiqweb e descobrimos que as mulheres de hoje devem entender a menopausa, não como a porta de entrada para a velhice, mas como o início de uma nova vida repleta de novos interesses e perspectivas. Não, não se trata de mais um discurso demagógico e otimista. Realmente, com os avanços dos conhecimentos sobre o climatério e menopausa, com os avanços de novas terapias substitutivas, dietas balanceadas, programas de atividades físicas, terapias ocupacionais e emocionais, o envelhecimento passou a ser muito mais harmônico, mais lento e compatível com melhor qualidade de vida.

NA MENOPAUSA, OS HORMÔNIOS
AUMENTAM O DESEJO

Como o envelhecimento é um problema que diz respeito a toda humanidade, todos deveriam estar envolvidos para sua melhora, embora isso nem sempre aconteça. Alguns segmentos de nossa sociedade continuam insensíveis ao problema do envelhecimento (alheio) e não se esforçam para melhorar as condições materiais de vida na terceira idade, infelizmente. É responsabilidade dos médicos, esclarecer suas clientes quanto às repercussões físicas e mentais do climatério, orientando medidas preventivas contra doenças e oferecendo apoio psíquico necessário para melhorar a qualidade de vida.

MESMO COM IDADE AVANÇADA PODE HAVER QUALIDADE NO SEXO

O Estadão Online aponta que estudo feito com 180 mulheres, entre 45 e 55 anos na menopausa, indica que aquelas tratadas com hormônios tiveram um aumento da libido sexual, segundo divulgado pela revista ‘Neurology’. As mulheres tratadas com hormônios tiveram um aumento de 32% em seus pensamentos sexuais e de 44% no interesse sexual, em comparação às que tomaram placebo. Segundo o levantamento, o tratamento pode aumentar o interesse pelo sexo, mas não melhora a memória. Já pensou? Querer mais, fazer mais, e esquecer tudo no dia seguinte? Ninguém merece...

É IMPORTANTE SENTIR
ATRAÇÃO PELO PARCEIRO


Masss, atenção, mulheres. As combinações de hormônios existentes nas pílulas anticoncepcionais causam reações que vão além do simples impedimento da gravidez. Na lista dos possíveis efeitos colaterais graves existentes, como trombose ou enxaqueca, uma reação acaba passando despercebida: a redução da libido feminina. Vocês sabiam disso? Quem informa é o Jornal Agora, que também utilizei como fonte de pesquisa. Desconhecida por muitas mulheres que tomam o medicamento, a alteração que a pílula pode causar no desejo sexual feminino está inclusive na bula dos remédios e costuma ser abordada pelos médicos apenas quando eles são questionados pela paciente sobre o assunto. Isso porque, de acordo com ginecologistas ouvidos pelo "Agora", o desejo sexual é complexo e não envolve apenas o uso do medicamento, mas sim questões como estresse, cultura ou falta de atração pelo parceiro. O médico Strufaldi, por outro lado, alerta, porém, que não há uma pílula universal. "A progesterona é seletiva. Há um tipo melhor para a pele, outro para a mama. Não há uma perfeita", disse. Pelo mesmo motivo, certas fórmulas funcionam bem no organismo de algumas mulheres e mal no de outras.


DIREITO AO PRAZER

Mulher grávida também tem direito ao prazer. Ora, porque não???
Camisolas tamanho GG, óleos de massagem e talcos comestíveis eram o máximo que as grávidas esperavam encontrar no sex shop Revelateurs, em Moema, até há pouco tempo. Havia ainda um decotado pijama de alcinha com finalidade nada provocante: preparar o enxoval da futura mamãe para amamentar o bebê. Acostumadas a se tornarem seres assexuados durante nove meses, as gestantes não disfarçam o encantamento ao encontrar nas prateleiras uma discreta caixinha entre tantos acessórios ousados. "O marido de uma cliente veio comprar uma camisola e achou o máximo quando mostrei o kit Mama Sutra, levou na hora", diz a vendedora Cláudia Vianna, 40, à Folha Online.

SE MANTENHA ATRAENTE
NA GRAVIDEZ

Além de um colar para usar em volta de cintura com duas pedras energizantes (uma para a mãe e a outra para o bebê), o Mama Sutra - Passionate Pregnancy Kit traz um minimanual com dicas divertidas de como se manter saudável e atraente durante a gravidez. No final, a autora Karen Salmansohn indica três posições do Kama Sutra que podem ser feitas em uma gravidez saudável. O presente foi um sucesso. "Depois a mulher do cliente me ligou falando que adorou, que tinha sido uma ótima surpresa saber que estavam se preocupando com as grávidas", conta Cláudia. Seu sex shop vende, em média, quatro kits "Mama Sutra" por mês.

BARRIGUINHA GRANDE É AFRODISÍACO PARA MUITAS MULHERES
Apesar de ser o primeiro produto específico para grávidas vendido no sex shop Revelateurs, o kit é apenas um dos estímulos. "Há muito tempo que os obstetras falam das posições mais prazerosas para as grávidas", diz a ginecologista Rosana Simoes, coordenadora do setor de sexualidade do curso de ginecologia da Unifesp. O que a existência de um produto como esse quer dizer é que a condição de ventre avolumado, além de não impedir quase nenhuma atividade, se torna até um afrodisíaco natural para muitas mulheres. "O aumento da vascularização na região pélvica deixa os órgãos genitais mais sensíveis, aumentando a resposta sexual. Há mulheres que têm seu primeiro orgasmo durante a gravidez", afirma Rosana.

A INTENSIDADE DO DESEJO VARIA de MULHER PARA MULHER

A visão da grávida como a consumidora voraz de doce, sedentária e sem interesse sexual ainda existe, mas não é a que predomina. A psiquiatra e sexóloga Carmita Abdo, coordenadora do projeto sexualidade da USP, diz que não há uma explicação hormonal que justifique o aumento do desejo para algumas e o desinteresse completo pelo sexo para outras. "Ela pode perder esse interesse até para a proteção de sua atividade principal. Mas a maioria das mulheres está tão realizada e pouco preocupada -como, por exemplo, em engravidar- que o sexo pode se tornar até mais interessante", avalia. Na lista de recomendações para não perder o desejo durante a gravidez, exercícios físicos estão no topo. De acordo com uma pesquisa apresentada em abril no encontro da Sociedade Americana de Fisiologia, os exercícios durante a gravidez trazem benefícios cardiovasculares não só para mãe, como também para o bebê. Na hora de indicarem uma atividade, além de priorizarem as mais leves como ioga, natação e pilates, os médicos recomendam que se procure algo direcionado para as grávidas -de preferência, uma turma só de gestantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário