domingo, 28 de junho de 2009

Disfunção Sexual Masculina


As disfunções sexuais masculinas, podem ser causadas por transtornos na ereção, ejaculação, orgasmo, sensibilidade e desejo sexual.


O diabetes pode ser a causa de problemas na vida sexual de alguns homens e isto pode ocorrer por fatores tanto físicos como psicológicos (disfunções sexuais masculinas).


O diabetes quando não é controlado adequadamente pode ir danificando os vasos sanguíneos, artérias e veias aumentando o risco de que apareça alguma disfunção sexual masculina devido a fatores físicos. O Diabetes também pode causar angustia, insegurança, medo de fracasso, etc., o que pode aumentar estes problemas devido a fatores psicológicos. No entanto, não é porque un homem com Diabetes apresenta alguma disfunção sexual esta deve ser atribuída ao Diabetes, já que existem muitas outras causas que podem produzir disfunção sexual masculina e que não tem nada a ver com o Diabetes.


A disfunção sexual mais freqüente em homens com Diabetes é a disfunção erétil a "impotência".


A disfunção erétil ``impotência´´


É a inabilidade persistente e repetitiva de se chegar a uma ereção que permita ao homem manter relações sexuais satisfatórias.


A disfunção erétil é uma situação muito freqüente que afeta, em maior ou menor grau aproximadamente a metade dos homens (com ou sem Diabetes) entre os 40 e os 70 anos de idade.


Desafortunadamente na maioria dos casos os afetados, devido a mitos acerca da sexualidade masculina, não tratam abertamente o tema com sua parceira ou não se consultam com o médico não podendo se beneficiar dos múltiplos tratamentos que existem na atualidade e que oferecem soluções a este problema.


Como ocorre uma ereção:


Os pênis contêm dois corpos cavernosos que rodeiam a uretra e correm ao lado deste órgão. A uretra é o canal usado para urinar e ejacular. Os corpos cavernosos são feitos de um tecido esponjoso no qual contêm músculos, espaços, artérias, tecido fibroso e veias, e está coberta por uma membrana chamada túnica albugínea.


Quando há estimulação sexual, o cérebro envia impulsos através dos nervos periféricos locais aos músculos dos corpos cavernosos, fazendo que estes músculos se relaxem e dilatem permitindo assim a entrada de maior quantidade de fluxo sanguíneo nos corpos cavernosos.


Este sangue vai enchendo os espaços abertos e a medida que estes espaços vão se enchendo, o sangue vai criando pressão fazendo que o pênis vá se expandindo, e a medida que este se expande as veias do pênis se comprimem para que o sangue não possa sair.


Com mais quantidade de sangue entrando e muito pouco saindo o pênis aumenta cada vez mais seu tamanho e dureza, produzindo desta maneira uma ereção.


Causas da disfunção erétil :
Na maioria dos casos a disfunção erétil está associada com alterações físicas e não psicológicas. A impotência é causada por alteração de um ou mais mecanismos responsáveis pela ereção, estes danos, podem incluir:


· Danos nos nervos do pênis · Incapacidade dos vasos sanguíneos dentro do pênis para armazenar o sangue. · Bloqueio das artérias.


Entre as causas que podem ocasionar estes danos se encontram certas enfermidades como o Diabetes, enfermidades dos rins, esclerose múltipla, alcoolismo crônico, enfermidades vasculares e cirurgia da próstata. A impotência também pode ser causada por efeitos colaterais devido ao uso de algumas medicações antihipertensivas, antidepressivos, tranqüilizantes, antistamínicos, remédios para reduzir o peso, etc.


Outra causa de disfunção erétil é o hábito de fumar que afeta o fluxo do sangue nas artérias, veias e vasos sanguíneos. Outros fatores relacionados com os hábitos e estilo de vida são o cuidado com o consumo excessivo de álcool e o uso de drogas.


A impotência também pode ser causada por transtornos hormonais como a deficiência de testosterona, que é o hormônio masculino.


Os fatores psicológicos somente causam 10 a 20% dos casos de impotência, dos quais se devem a stress, ansiedade, sentimentos de culpa, depressão, baixa auto estima e medo de falhar sexualmente. Em homens com Diabetes estes temores podem aumentar pelo temor de uma hipoglicemia.


A recomendação mais importante é a prevenção dos danos que podem ocasionar disfunção erétil. Se você tem Diabetes é necessário que cumpra com seu tratamento de maneira rigorosa para que seus níveis de açúcar no sangue se mantenham em valores as mais perto do normal possível pela maior quantidades de tempo. O DCCT provou que o controle do Diabetes pode prevenir o dano aos nervos, artérias e vasos sanguíneos. Siga as recomendações do seu médico, outra sugestão para ter uma atividade sexual mais prazerosa é ter sempre uma atitude mais positiva diante dos problemas.


O que fazer em caso de disfunção erétil :


A primeira coisa que se deve fazer é falar com sua parceira e consultar o médico. Seu médico poderá encaminhá-lo a um especialista (urologista, psicólogo o endocrinologista) e este poderá determinar que tratamento utilizar para resolver o problema. Atualmente existe uma grande variedade de opções de tratamento que dependerão da causa da impotência e do dano ocasionado no momento.


As alternativas terapéuticas consistem em uma ou mais das seguintes opções:


· Psicoterapia ou terapia. · Tratamento hormonal (testosterona).

· Medicamentos orais (viagra, etc.).

· Terapia intrauretral e de injeções.

· Dispositivos de aspiração á vácuo.

· Cirurgia para reconstrução de artérias danificadas.

· Implantes ( próteses ) penianas (infláveis, maleáveis, etc.).


Outras disfunções sexuais


Os homens (com ou sem Diabetes) podem apresentar outras disfunções sexuais que são:


· Ejaculação precoce.

· Ejaculação retrógrada.

· Anorgasmia ou ausência de prazer durante o orgasmo.

Anafrodisia ou desejo sexual inibido.

· Dispareunia ou coito doloroso.

Recomendações Finais


Se você tem Diabetes recomenda-se exercer um controle apropriado do seu tratamento e verificar seus níveis de açúcar no sangue (glicemia), com regularidade. Os elevados níveis de glicemia podem ir danificando as artérias, veias, nervos, e vasos sanguíneos, podendo afetar sua atividade sexual.


A presença de alguma disfunção sexual por causas físicas pode ocasionar efeitos psicológicos negativos que agravam estes problemas. Se você apresenta alguma disfunção sexual trate abertamente o tema com sua parceira e consulte o médico, este lhe dirá o que deve fazer. Lembre-se que estes problemas se apresentam com muita freqüência, e todas as disfunções sexuais masculinas tem solução sobretudo, se tratadas precocemente.


A comunicação com sua parceira e uma atitude positiva pode, fazer uma grande diferença na sua vida sexual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário