quinta-feira, 4 de agosto de 2011

TENHO CIÚMES LOGO EXISTO!

 
Nada de aderir a vida moderninha, há parceiros que sufocam o outro pela manifestação pública de ciúmes exacerbado, inclusive com amigos

O namorado dos seus sonhos ou a parceira que o homem sempre desejou. Parece ser um lindo sonho, quando de repente, o relacionamento começa a sofrer represálias e influências externas. As amigas do príncipe encantado e os amigos da mulher perfeita passam a competir atenção em suas vidas e os corações se vêem partidos ao meio, sem saber a quem atribuir ponto no placar. E se fosse você?

A amiga errante de seu parceiro gasta horas de seu dia escrevendo depoimentos e recados caluniosos, graças a um perfil falso, criado em uma rede de relacionamentos da internet, dá para acreditar? Pois é exatamente nesta situação que se encontra a jovem estudante de administração *Marcela, 20. A amiga de seu namorado deixa centenas de recados insinuando as possíveis traições do amigo em relação à moça, além de ser taxativa "você não passa de uma corna mansa".

*Marcela acredita que a atitude desastrosa da outra, se deve aos ciúmes. "O namorado dela é um safado, ´traça´ meio mundo e ela sabe. Este cara é amigo do meu namorado, assim como ela também, e acho que pretende se vingar corneando o macho dela com o meu, mas ela que coloque o burro dela na sombra".
Um dos sentimentos mais evasivos e eternizados do ponto de vista humano, o ciúme, é fruto da combinação explosiva de insegurança, desconfiança e medo de perder a pessoa amada. É sentido por quem, freqüentemente, se compara com os outros e não confia nem em si, que dirá no parceiro.

O consultor de relacionamentos Sergio Savian explica que no amor vai melhor aquele ou aquela que tem auto-conhecimento. Sentir ciúme das amigas ou amigos do namorado e vice-e-versa pode ser uma pobreza de espírito, típica de um comportamento egoísta. Ressalvas devem ser feitas apenas se uma das partes não se dedica ao outro, ou é pouco presente em sua vida, passando mais tempo ao lado dos amigos do que com o parceiro.

 "Para mim todas as amigas do meu namorado não passam de galinhas ciscando no terreiro alheio e os amigos uns inconvenientes. Eles não se tocam! Ligam pra ele em pleno fim-de-semana convidando pra sair. Já aconteceu da gente estar no motel transando e o amigo dele ligar todo amistoso convidando ele pra ir tomar um chope no bar. Pro inferno ele! Se meu namorado tivesse me trocado por uma breja, teria trocado ele por outro", dispara a estudante de psicologia *Camila, 23.

A psicoterapeuta Denise Diegues afirma ser natural a namorada sentir ciúmes dos amigos e amigas do namorado, até porque, isto também acontece com o homem. Quando se fala em amizade, se fala de uma troca importante entre os envolvidos, afinal até para ser amiga ou amigo é preciso haver uma atração.


Apesar de apenas seis meses de namoro, a assistente de arte *Deborah, 20, admite sentir ciúmes do namorado com a ex dele, que por sinal é uma grande amiga do moço. "Os dois ainda mantém contato por e-mail. "Sinto ciúmes, mas não demonstro, porque se está comigo exijo respeito. Ele tem uma outra amiga da faculdade que eu adoro. Confio nele, mas mesmo assim quando os dois saem juntos fico enciumada".

Para Savian, ninguém é completamente seguro de si. A atitude mágica é o controle. Você sabe que há insegurança e segura a onda. Não inferniza a vida do parceiro. Sabe que o sentimento é seu, não o cobra por isto, e tampouco, o responsabiliza pela sua neurose.

"Tive medo quando, do nada, minha namorada ficou super amiga do meu melhor amigo. Fiquei com ciúmes pela amizade que tenho com ele e por imaginar nuvens negras pairando sob minha cabeça, mas relaxei. Confio no caráter dos dois, mas acima de tudo no meu taco, que a opinião pública garante ´não é nada fraco´", brinca o técnico de informática *Rubens, 26.


Outro que ficou vendo chifre em cabeça de boi foi o produtor *Fábio, 30 anos. Ele conta que sua namorada ficou amiga de infância da sua melhor amiga. "Teve uma vez que pirei, minha amiga sabe todos os meus podres, pô! Cheguei na minha namorada ´Meu se liga, a amiga é minha e não sua, dá licença?´. Conheço ela há anos e você fica tesourando nossa amizade". A discussão propiciou uma semana de afastamento entre o casal e para o azar do cidadão rolou uma aproximação ainda maior entre elas.

Savian reitera que o ciúme do homem pela aproximação entre a amiga e a namorada se deve pela sua segurança e auto-estima estarem comprometidas. Pode ser também que tema a cumplicidade ameaçadora, afinal a amiga sabe tudo sobre ele. De toda forma, nesta situação, ele é quem está se comportando de forma neurótica e o especialista aconselha tratamento médico.
"Estava na praia com minha namorada e encontramos um amigo dela que eu não gosto, até porque eles já ficaram. Ele jogou areia no pé dela e eu não gostei. Parti pra cima dele com tudo. Pedi desculpas pra ela depois, mas não pude me controlar. O cara é muito folgado e não respeita meu relacionamento", relata o advogado *João, 25.

O especialista é enfático "Não dá para desconsiderar tamanha falta de respeito. A mulher precisa se posicionar contra este tipo de baixaria. Se ela se vê dividida, o ideal seria não se descaracterizar para continuar o namoro.

"Os amigos do meu namorado têm namoradas gostosonas, estilosas e mente aberta. Ficam com outros caras, além dos namorados. Por mais que implique, estas amizades não vão acabar. Todos saem juntos e para não deixar meu namorado solto eu vou junto, mas me sinto mal, porque ele dá umas olhadas para a bunda delas e quando aparecem de decotes então ele baba", desabafa a professora de inglês *Sofia, 28.

*Maurício protesta dizendo que sempre a culpa é dos amigos. "Quando você encontra uma parceira, tem que deixar claro que ela está vindo depois de muitas coisas. Antes dela você já tinha família, ciclo social e amigos. Ela está vindo agora e deve aprender a compartilhar".

"Se quisermos ser felizes e construir relacionamentos prazerosos e saudáveis, precisamos abrir mão de conceitos antigos, mudar o ponto de vista e viver com mais leveza. Se você relaciona amor a sentimento de posse e ciúme, está na hora de encará-lo como liberdade consciente. A reeducação dos hábitos leva a amarmos com mais sabedoria" finaliza Savian.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário