segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

SEU (SUA) PARCEIRO (A) ESTÁ DIFERENTE ?

No início conhecemos uma pessoa. Essa pessoa é cheia de vida, brilhante, alegre, bem humorada, e quando percebemos já estamos apaixonadas(os). Porém, com o tempo, passa a ficar de mau humor com freqüência, está sempre reclamando e parece que a vida é um peso.

Ficamos sempre muito chateadas(os) quando percebemos que nosso(a) parceiro(a) mudou, que não é mais o(a) mesmo(a) do início do relacionamento. Alguma coisa aconteceu para que ele(a) olhasse a vida de outra forma. O importante nesse momento é entender o que está acontecendo, para então definir se esta mudança pode levar ao fim do relacionamento.

Muitos são os fatores que podem afetar uma pessoa, como por exemplo o envelhecimento/amadurecimento, que pode provocar mudanças de pontos de vista e julgamentos, a chegada de um filho, além é claro de fatores como estresse causado por problemas no emprego e desestabilidade financeira. Por fim, e infelizmente, seu(sua) parceiro(a) pode mudar, pois não quer mais o relacionamento, mas não sabe como terminar. Por isso, antes de sofrer e imaginar o pior, é importante identificar a razão da mudança. 

Algumas vezes julgamos errado quem realmente está mudando no relacionamento. Por isso, é muito importante saber: você tem certeza que seu(sua) parceiro(a) é quem está mudando? Ou será que você está diferente por diversas razões e acaba vendo ele(a) de outra forma? Saber a resposta para essas perguntas é a chave para entender o que está acontecendo.

Definiu que o problema é realmente com seu(sua) parceiro(a), então está na hora de entender o que está acontecendo, afinal dependendo do motivo você será afetada(o) diretamente. Algumas etapas são importantes nesse momento:

Não comece uma briga: faz tempo que você imagina o que pode estar acontecendo e na hora da conversa a emoção fala mais alto. Com isso você perde toda a razão. Portanto, tenha certeza que está bem emocionalmente para essa conversa. Prepare o que vai falar e o que quer descobrir. Tente lembrar algum fato que tenha marcado essa mudança, exemplos são muito importantes para ajudar seu(sua) parceiro(a) a entender o que está acontecendo.

De tempo para justificativas: deixe ele(a) explicar calmamente o que está acontecendo. Depois de dizer como você está se sentindo devido às mudanças, é o momento dele(a) falar, e ele(a) merece o mesmo tempo para falar o que precisa. Algumas vezes você vai ouvir que a mudança no comportamento dele(a) está relacionada a uma mudança no seu. Não transforme em uma lavagem de roupa suja, tentem juntos chegar aos pontos que incomodam cada um e analisem a possibilidade de pararem com certas atitudes.

Na maioria das vezes as mudanças estão relacionadas à problemas no trabalho ou na família e uma conversa franca vai ajudá-los a equilibrar o relacionamento. Porém, em alguns casos, a mudança de comportamento está relacionada com o fim do amor, com o aparecimento de outra pessoa, e, nesse caso, a conversa não será tão fácil e você precisa estar preparada(o).

O que ajuda é que apesar de não querermos enxergar, normalmente conseguimos ter uma boa idéia do que está acontecendo com nosso(a) parceiro(a). Se você o(a) conhece bem é capaz de saber que tipo de assunto o(a) está  preocupando.
Conversem. Respeitem o espaço um do outro. Decidam o melhor futuro do relacionamento pontuando sempre o que é importante e essencial para cada um ser feliz.

Meu namorado às vezes é grosso, tem ciúmes da minha família mas quero casar com ele.

Meus pais não aceitam meu namoro o que eu faço?

Ele não é uma pessoa ruim, ele as vezes é um pouco grosso assim na hora de responder, mas nunca me agrediu, quando estamos sozinhos me trata super bem, gosta de mim, compramos até um apartamento e estamos pretendendo nos casar, é humilde, honesto e simples, quando estamos com minha familia é que parece que ele não gosta muito, tem ciumes ai acaba sendo meio estupido com minha familia ai minha mãe acha que ele não vai ser bom pra mim. será que ele não vai ser bom? Mesmo com essa incerteza quero ir em frente pois amo ele e quero ter essa experiência sei que lá na frente posso me arrepender mas não penso que vai ser ruim eu preciso viver isso ,minha mãe tem medo mas ela não pode decidir minha vida já sou adulta e tenho que fazer minhas escolhas. Minha mãe fala que ele não pode me oferecer nada que casar tem custo, eu disse a ela que eu sei de tudo isso mas que bens a gente conquista aos poucos, ela acha que ele não tem nada para me oferecer...

 Querida

, muita calma nessa hora... ELe Às vezes é grosso? Mas porque? Não tem que ser assim, ele tem que te tratar com o maior carinho do mundo! Ora, se no namoro está assim, que dirá após o casamento (não é pessimismo, é comprovado, após o casamento os dois relaxam). Outro detalhe suuuuuuuper importante, porque ele não gosta de estar com a sua família? Isso eu ficaria bem alerta, não é bom sinal. Ciúmes da família é algo que não se justifica, esse rapaz me parece extremamente inseguro, eu não sei flor, se eu fosse você reavaliaria tudo isso... Se os seus pais não gostam dele, deve haver alguma razão, converse de peito aberto com eles, escute o que eles têm a dizer.
Não sei que tipo de amor trata o ser amado dessa forma, sei que você não queria ler isso, mas não vou mentir, já vi situações assim que não tiveram um bom final. A pessoa quando casa, casa com a família também, mesmo que um não morra de amores pelo outro, é fundamental haver uma boa convivência entre as partes.

Sim você é adulta, e ser adulto significa também analisar com os olhos da razão e não só do coração, e ver realmente se aquela história tem futuro ou não. Sei que você dve estar louca para casar, suas amigas devem estar casando também, mas será que tem que ser com esse?

Pense nisso, imagine-se com ele daqui a 5 anos, imagine vocês em situações de festas na família, imagine vocês comendo um prato de sal (em crises financeiras, crises de ciúmes). Se após você analisar isso seu coração e mente disserem que está tudo bem então ok.


Nenhum comentário:

Postar um comentário